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Saiba qual tipo de yoga combina mais com você

A yoga é uma prática que nos ajuda a equilibrar mente, corpo e alma. A palavra Yoga, em sânscrito, quer dizer união - une corpo, mente e espírito. Mas mesmo falando apenas do corpo, a yoga já traz diversos benefícios à saúde corporal, como reeducação postural, alongamento e fortalecimento dos músculos.

Hoje em dia, alguns tipos de yoga se popularizaram bastante no Ocidente. “Alguns dos estilos já são misturas e derivações de outros mais tradicionais”, diz Leilane Lobo, instrutora do Desafio Yoga. Ela explica as diferenças entre os tipos mais comuns no Brasil e qual combina mais com cada perfil.

A instrutora de yoga Leilane elencou os 10 tipos mais comuns da prática no Brasil

A instrutora de yoga do Desafio Yoga elencou os 10 tipos mais comuns da prática no Brasil

Hatha 

O maior benefício do Hatha Yoga é a melhora da atenção e do foco, já que sua proposta é uma coisa de cada vez. Se você está fazendo uma postura, tenha atenção total na entrada, na permanência e na saída, as fases da pose.

Bikram Yoga

Um pouco diferente, o Bikram é composto por 26 asanas (posições) realizadas em salas aquecidas entre 37 e 43 graus centígrados. Promete desintoxicação via suor e o aquecimento dos músculos.

Sivananda Yoga

A principal proposta do Sivananda Yoga é a manutenção do corpo por um maior conhecimento dele, por meio não só de poses e respirações, mas também de dieta e espiritualidade. É composto por 12 posturas e uma respiração básica.

Vinyasa Yoga

Focado em respiração e isometria, o Vinyasa melhora força, flexibilidade, capacidade pulmonar e resistência muscular. O ideal é praticar com sincronia entre o movimento e a respiração. As práticas podem ser mais vigorosas ou então meditativas.

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Ashtanga

A estrutura da aula é de sequência fluida e vigorosa. Cada movimento deve ser sincronizado com a respiração numa composição predeterminada, dependendo do nível da série em que você se encontra. Existem cinco séries de asanas neste método e, para atingir a seguinte série ou nível, é necessário dominar todas as posturas da série ou séries anteriores. É um yoga mais físico, mais vigoroso.

Power Yoga

Força e resistência são o foco do Power Yoga, que une características do Ashtanga e do Vinyasa. Os fluxos são dinâmicos, sincronizados com a respiração. As academias estão começando a usar essa prática, que por muitos é chamada de Yoga Fitness.

Yyengar

Esse tipo de Yoga preza bastante pelo alinhamento do corpo, por uma concentração absurda e pela permanência na pose, ou seja, foco na isometria e por consequência no desenvolvimento muscular.

yoga2Kundalini

O Kundalini não preza muito por alinhamento das poses, mas sim mais pela meditação. Um desafio para quem é mais agitado, pois pode trazer mais foco. 

Satyananda

A proposta é o relaxamento profundo, liberar tensões, estresse, ansiedade. Posturas menos físicas e que exigem bastante atenção nas técnicas respiratórias.

Yoga Integral

O Yoga Integral é baseado uma unificação de linhas, uma combinação flexível de métodos que pode se adaptar a diferentes tipos de alunos. Melhora flexibilidade, postura e força muscular.

 

Quais os tipos mais indicados para cada perfil?

yoga4Para quem quer perder peso

Ashtanga, Vinyasa, Bikram e Power Yoga

 

Para quem quer tonificar e ganhar músculos

Vinyasa e Power Yoga

 

Para quem quer diminuir a ansiedade

Satyananda, Kundalini e Hatha

 

Para quem quer meditar

Kundalini

 

Para quem busca mais saúde

Todos acima