branco

Cores no Feng Shui: saiba como usar nos ambientes

Por Franco Guizzetti

Nosso emocional e mental são estimulados a cada momento com explosões de cores e quando estamos em nossa casa queremos trazer estas sensações positivas e de bem-estar na escolha das cores de um ambiente.

Veja a influência de algumas cores em nossas emoções e como aplicar em diferentes ambientes da sua casa, de acordo com o Feng Shui.

Veja como aplicar o Feng Shui em sua casa

vermelho

Vermelho: uma cor quente, ativa e estimulante. Representa resistência, força, coragem, sexualidade, excitação e saúde. Muito tradicional na cultura chinesa, está associada ao elemento fogo, que atrai sorte e felicidade.

Nos ambientes: use cor vermelha nos ambientes com cautela. Utilize em detalhes ou tecidos. Se for pintar um cômodo com tons de vermelho, no máximo use numa parede do ambiente. Numa sala ou quarto, uma parede vermelha deve sempre ficar nas costas da pessoa e acompanhada de um quadro que quebre sua vibração forte. Evite se for nervoso ou ansioso.

laranjaLaranja: é uma cor de vibração forte e impulsiva, características das cores que a compõem, amarela e vermelho. A cor laranja transmite força, curiosidade, otimismo, expansão e equilíbrio emocional. Usada em tonalidades mais suaves, representa amor e afetividade.

Nos ambientes: pode ser usada sem problema em tons claros. Em tons mais escuros pode ser aplicada numa parede da sala de jantar ou sala de TV, mas equilibrando com tons pasteis ou brancos. No quarto, só em tons pasteis, indo para o pêssego ou um tom bem cítrico. Assim como o vermelho, a cor laranja mais vibrante deve ser evitada por pessoas que são nervosas.

amareloAmarelo: associado ao sol, nos remete a riquezas, sucesso e vitórias.  Representa dias quentes e agradáveis, atrai pensamentos otimistas e autossatisfação. Essa cor é muito boa para a comunicação, criatividade, atenção, bom humor e socialização.

Nos ambientes: com exceção do amarelo ovo, aquele bem forte, tons de amarelos são bem-vindos na maioria dos ambientes. Nunca irá errar no tom de amarelo se usar os tons claros como areia, marfim ou papiro em quartos e salas. Num escritório pode usar um amarelo mais forte como o baunilha. Mas sem exageros. O amarelo ativa demais o mental. Acelera os pensamentos.

rosa
Rosa:
cor do amor, romance e namoro, que nos passa a sensação de paz, harmonia, beleza e quietude. Cor feminina e delicada em tons claros. Em tons fortes, o rosa passa requinte, beleza e até arrogância.

Nos ambientes: rosa claro irá deixar os ambientes mais calmos e românticos. Tons de rosa mais escuros ficam bonitos e ousados no quarto do casal ou de pessoas solteiras. Também pode ser usado na sala íntima ou de estar sem problemas.

marromMarrom: é uma cor que passa segurança e força. Representa a ideia de comprometimento e base forte, transmite conceitos de responsabilidade e constância. Ajuda na organização dos pensamentos auxiliando na hora de se tomar decisões complicadas. Detalhes nessa cor podem ser empregados em ambientes de trabalho e salas de reunião, pois ajudam na concentração e tomadas de decisão.

Nos ambientes: Deve ser usado em detalhes ou em pequenas móveis, utensílios e tecidos na decoração. Usar na pintura de um ambiente requer cuidado. Uma parede com tom marrom pode até ser elegante, se a pessoa souber compor com outras cores. Excesso de marrom deixa o ambiente escuro, agressivo e triste algumas vezes.

verdeVerde: cor da saúde, representa harmonia, equilíbrio, esperança, fertilidade e renovação. Acalma e ajuda no processo de cura, principalmente no aspecto emocional.

Nos ambientes: tanto os tons claros de verde, como os tons mais escuros, são bem-vindos. Os tons claros são calmos, serenos e refrescantes. Poder ser usados em salas e quartos sem problemas. Os tons mais escuros irão passar uma sensação de proteção e aconchego. Mas use os tons escuros de verdes em pequenas proporções, como pintura de uma parede.

azulAzul: cor muito ligada a espiritualidade, ordem, quietude, paz e tranquilidade. Desperta a lealdade, amizade e honestidade. Esta cor é muito usada em locais para relaxamento, como quartos e salas de descanso, pois incitam paz e sonolência.

Nos ambientes: os tons de azul-claro em geral são usados em quartos de crianças para acalmá-los e ajudar no sono.  Mas o mesmo tom em quarto de adulto não é recomendado por ser muito relaxante. Salvo se você for muito agitado ou nervoso. Tons de azul-escuro só são recomendados em ambientes grandes e/ou em poucas paredes. Em excesso, escurece demais e deixa os ambientes muito sóbrios.

violetaVioleta: é uma cor forte, associada ao poder de transformação. Essa cor limpa e purifica os pensamentos, além de transmutar a energia negativa em positiva. Sempre muito presente em trabalhos ligados às artes, já que estimula a consciência.

Nos ambientes: as tonalidades mais claras dessas cores são muito usadas para meditação e também pelas pessoas que buscam elevação espiritual. O violeta-claro ou lilás têm duas tonalidades. Lilás-azul é muito usado para quarto de relaxamento e quarto de meninos. E o lilás rosado é usado em quarto de menina ou quarto de casal. Muito cuidado com pinturas de parede com violeta e roxo. São cores perigosas no seu efeito final sobre as pessoas em qualquer cômodo.

pretoPreto: cor neutra. Normalmente representa a ausência ou rejeição a algo. Mas essa cor também pode indicar poder, seriedade e sobriedade. É muito usada por pessoas que precisam impor autoridade.

Nos ambientes: deve ser usada com muito cuidado e atenção. Usar o preto em pequenos detalhes, utensílios, móveis ou tecidos é até charmoso e discreto. Mas quando a cor preta ou algum tom de preto, como grafite, prevalecer no ambiente, pode ser um perigo. Excesso de preto pode causar tristeza, depressão e angústia.

brancoBranco: agregada a valores de pureza e amor divino, essa cor está muito ligada ao desprendimento material e aceitação. Como representa a junção de todas as cores, tem papel de purificador e de transformar pensamentos e energias.

Nos ambientes: pode ser utilizado em qualquer ambiente, porém o excesso dessa cor pode causar tédio ou sensação de vazio. Por isso, procure usar detalhes em outras cores para quebrar o excesso do branco. Aplique cores em tons mais escuros para dar contraste, sem perder o equilíbrio.

Para saber mais sobre o autor, Franco Guizzetti, entre em contato pelo e-mail fvct@uol.com.br, pelo telefone (11) 3287-2786 ou pelo perfil no Facebook de Franco Guizzetti

Fotos: Pinterest